Para ser mais produtivo, descubra o seu Temperamento e/ou Perfil Comportamental!

Em um dos artigos publicados aqui no blog, levantei uma questão a respeito do porquê algumas pessoas não conseguem se manter produtivas. Foram dadas três possibilidades:

Razão 1: Você não está preparado/a para pagar o preço da produtividade.

Razão 2: Falta de motivação.

Razão 3: Sistema de produtividade incompatível com seu temperamento e/ou perfil comportamental.

Uma razão não exclui a outra, você pode ter desistido de ser mais produtivo por uma combinação das três razões.

Se você não leu o artigo e se identificou com a razão 1 e 2, lá tem umas reflexões legais e dicas de como você superar esses problemas, talvez você goste de lê-lo.

Vou deixar o link aqui abaixo:

As 3 razões pelas quais você não conseguiu ser produtivo — até hoje — e como mudar isso.

Hoje vamos falar um pouco sobre a razão 3.

Se você está acompanhando os artigos publicados aqui no blog já leu sobre a importância do autoconhecimento para todo processo de desenvolvimento pessoal. Então, pela leitura, mas não somente, pela sua vivência também, você já notou que as pessoas reagem de maneiras distintas ante às situações da vida. Elas têm diferentes Perfis Comportamentais ou Temperamentos.

Logo, como um modelo único de produtividade poderia funcionar igualmente para todos os indivíduos?!

Na verdade, com toda a complexidade que é o ser humano, como qualquer coisa funcionaria igualmente para todas as pessoas?!

Quer ser mais produtivo/a?

Descubra seu Temperamento e/ou Perfil Comportamental!

Se já sabe, estude sobre ele e você terá muitas respostas para o fato de ter desistido daquele método infalível, mas que não serviu para você e ainda conseguirá adequar os métodos de produtividade às suas características. Seu resultado será muito melhor!

Como descobrir o seu Temperamento e o seu Perfil Comportamental?

Existem testes na internet para você tentar descobrir seu temperamento, bem como o seu perfil comportamental. Vou ser sincera, não aconselho os testes de temperamento, visto que muito do que hoje somos é reflexo não somente da nossa estrutura mineral — temperamento —, mas de tudo aquilo que nos moldou até aqui: vida escolar, familiar, traumas, convivências, etc.

Para descobrir o seu temperamento é mais interessante buscar informações a respeito das características próprias de cada um deles, estudar um pouquinho, e tentar rememorar como você se comportava lá na idade da razão, mais ou menos até os 7 anos. Se não conseguir relembrar, fale com quem conviveu com você e faça algumas perguntas do tipo:

  1. Como eu me comportava em público?
  2. Como eu me comportava quando eu ganhava uma competição, tirava notas boas?
  3. Como eu ficava quando alguém me repreendia?
Para descobrir seu temperamento relembre quem você era na infância.

Se ainda assim você não conseguir descobrir seu temperamento — e isso é mais comum do que imaginamos —, uma saída é procurar alguém, um profissional com conhecimento suficiente para te ajudar a descortinar essa informação para você.

Já os testes de perfil comportamental podem funcionar, já que eles se prestam a descobrir o seu padrão de comportamento hoje, que pode ser:

Executor

Comunicador

Planejador

Analista.

Existem vários na internet e inclusive sou analista comportamental e presto esse serviço. Caso tenha interesse entre em contato comigo, terei a maior satisfação em lhe ajudar. 🎔

Qual a relação entre essas duas classificações: Temperamentos e Perfis Comportamentais?

É comum as pessoas fazerem confusão entre as duas classificações, mas, apesar de possuírem pontos em comum, não se trata da mesma coisa.

É comum haver confusão entre o que são perfis comportamentais e temperamentos.

Qual, então, a semelhança entre elas?

Quem tem um perfil comportamental executor, age como colérico;

Quem tem um perfil comunicador, age como sanguíneo;

Quem tem um perfil planejador, age como fleumático;

Quem tem um perfil comportamental analista, age como melancólico.

Veja que não estou afirmando que a pessoa é de determinado temperamento através do perfil comportamental, pois eles não são iguais.

Porém, se avaliarmos tanto o temperamento quanto o perfil comportamental de um indivíduo, coincide, em vários casos, do perfil comportamental da pessoa ser de comunicador, por exemplo, e ela ter o temperamento sanguíneo, ou o perfil comportamental é o planejador e o temperamento é o fleumático. O mesmo acontece com os outros perfis e temperamentos, mas repito, eles não são o mesmo.

Um indivíduo de personalidade madura consegue moldar seu comportamento em direção ao que deseja ser, fazer, construir, portanto, se você hoje tem um perfil comportamental mais analista e deseja ter um perfil mais planejador, é possível fazer essa alteração, o que não é possível no caso dos temperamentos, uma vez colérico, sempre colérico, por exemplo. O que não quer dizer que essa pessoa se comportará sempre da mesma forma.

É possível e desejável minimizar os “defeitos” característicos de cada temperamento e incentivar o que cada um tem de melhor. Inclusive, essa é uma das principais razões de se estudar os temperamentos.

Descobrir o temperamento, não é tão simples, mas é possível com estudo e observação.

Saber como a pessoa age é mais fácil e já nos é mais que suficiente para fazer as mudanças necessárias e os ajustes de rotina que nos levarão por um caminho mais seguro ao nosso desenvolvimento profissional, pessoal e espiritual.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Oldest
Newest Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
O que achou do artigo? Adoraria saber sua opinião!x