Você já deve ter ouvido por aí muita coisa a respeito de produtividade.
Mas…
Você sabe o que de fato é produtividade?
Você é uma pessoa produtiva?
Você quer iniciar um caminho de produtividade pessoal?
Nesse artigo buscarei esclarecer essas dúvidas e indicarei o caminho para você começar a implementar a produtividade na sua vida.
É sempre uma preocupação para as empresas manter seus funcionários produtivos. Isso não é uma novidade, afinal, mais produtividade – em tese – equivale a mais produção e mais produção equivale a mais dinheiro entrando na empresa.
Mas não são apenas as corporações que se beneficiam dessa prática, nossa vida pessoal também ganhará muito com a implementação desse hábito. A esse tipo de produtividade aplicada a nossa vida chamaremos de produtividade pessoal.
Você já teve a sensação de ter feito muito no dia, de ter dado o seu máximo nas atividades propostas, mas ao contrário de ter satisfação, ficar com a impressão de que ele não passou de mais um como tantos outros? Nenhum passo em direção a um bom futuro foi dado! Nada especial aconteceu! Nada especial foi feito!
Você se ocupou durante a maior parte daquele dia e o finalizou muito cansado (a).
Ninguém diria que você foi preguiçoso (a), mas você diria que foi produtivo (a)?
Imagino que não!
Normalmente, essa sensação de frustração acontece, pois, o que realmente importava, aquilo que faria diferença na sua vida, seja por um motivo de força maior, fuga ou por falta de organização, acabou ficando de fora.
O que não é produtividade pessoal?
Produtividade nada tem a ver com ter uma agenda lotada de tarefas. Estar ocupado é diferente de estar produzindo. Inclusive estar ocupado pode até ser uma forma de escamotear tarefas mais importantes, como afirma Tim Ferriss no seu livro “Trabalhe 4 horas por semana”:
“Estar ocupado é frequentemente usado como pretexto para evitar as poucas ações criticamente importantes, porém bastante desconfortáveis.” Timothy Ferriss
Ser produtivo está mais ligado à qualidade das tarefas e a forma com que as realizamos do que à quantidade delas.
Dessa forma, o autoconhecimento e a clareza do que desejamos e dos passos necessários para atingir esses objetivos são partes importantíssimas no desenvolvimento de uma produtividade pessoal.
E o que é produtividade pessoal?
Produtividade pessoal é um movimento consciente e direcionado onde o indivíduo busca equilibrar quantidade e qualidade de esforço, recursos e tempo na realização das suas tarefas.
A pessoa produtiva tem um bom domínio da gestão do seu tempo e busca fazer o seu melhor naquilo que importa, nas condições que ele possui no momento visando colher os melhores resultados possíveis na área pretendida.
Características da produtividade pessoal
- A produtividade é individualizada.
Leva-se em conta a particularidade do melhor que cada um pode oferecer nas suas condições atuais. E essas condições talvez não sejam as melhores logo de início, mesmo assim, precisamos fazer as tarefas importantes da melhor forma e ir melhorando os processos paulatinamente. As nossas circunstâncias são a nossa realidade e esta é o campo fértil que fará crescer as realizações da nossa vida!
Não podemos desvalorizá-las!
“Eu sou eu e minha circunstância, e se não a salvo a ela, não me salvo a mim”. José Ortega y Gasset
- Você não precisa buscar ser produtivo todo o tempo.
Para ser produtivo você não precisa estar focado nessa busca 100% do tempo — inclusive, na busca por produtividade isso nem é indicado, visto que o resultado dessa ação é exatamente o oposto. Inicialmente talvez você não veja muito progresso, mas é na constância que está o segredo para o aperfeiçoamento. Tenha paciência e se dê a oportunidade de melhorar um pouquinho a cada dia, especialmente naquilo que te levará a um “próximo nível”.
O segredo da produtividade está na constância!
- A produtividade nos pede direção.
Sem direção nós ficaremos ocupando nosso tempo com coisas banais, sem importância, sem peso para nossa existência e como resultado colheremos decepção. Um conjunto de dias vividos dessa forma mina nosso desejo de viver, faz fenecer o sentido da vida e no médio e longo prazo pode nos trazer graves repercussões inclusive para nossa saúde física e mental.
Como começar um processo de implementação da produtividade pessoal na sua vida?
Se você percebeu que é de produtividade pessoal que você precisa, aí vai uma dica para você começar a trilhar esse caminho em busca de ser mais produtivo (a).
Nada de começar pesquisando agenda para comprar, nem apps de gerenciamento de tarefas ou tempo. Tudo isso é importante, mas tem o seu momento. O primeiro passo é encontrar essa direção citada anteriormente. A sua direção!
Se questione a respeito das seguintes perguntas. Seja o mais específico que conseguir:
- O que você quer realizar que ainda não conseguiu?
- Por que ainda não conseguiu?
- Como você espera estar vivendo nos próximos 5, 10, 20 anos?
- Ser mais produtivo (a) te ajudará a conquistar esses objetivos de curto, médio e longo prazos?
- O quanto eles são importantes para você?
- O que perderei se eles não forem realizados?
Anote, de preferência em um papel as suas respostas e reflita sobre elas.
Essas são perguntas poderosas que podem te ajudar a encontrar o seu caminho.
É preciso andar, mas não em qualquer direção e nem de qualquer maneira. De que adianta estar adiantado em um caminho que não te levará a lugar algum?!
“Bene curris, sed extra viam.” (Você corre bem, mas fora do caminho.) Santo Agostinho
A produtividade é para todos!
Se você valoriza sua vida e daqueles a quem ama e compreende que só existe esta vida para se viver, amar e ser mais, sabe que deve fazer o melhor com as oportunidades, os dons e o tempo que tem e isso é ser produtivo!