Sua lente pode estar embaçada!

Em cada ser humano existe um desejo pulsante de perfeição. Talvez esse anseio seja um reflexo do fato de termos sido criados “à imagem e semelhança de DEUS” que é A Perfeição por excelência. Assim como uma escultura conta algo sobre o seu escultor, assim também nós temos algo do Artista que nos moldou.

Uma escultura conta algo sobre o seu escultor.

O desejo de superação das nossas imperfeições é legítimo e admirável. Costumo sempre dizer que de nada adianta vivermos mais um dia se neste dia nada será feito para nos superarmos de alguma forma. Porém, essa aspiração de perfeição pode nos jogar numa terrível armadilha.

Que ninguém se iluda pensando que buscar uma vida de superação dos nossos defeitos será fácil. E por não ser fácil corremos o risco de nos contentarmos com um “parecer” e não em buscar a perfeição de verdade. Queremos, sim, os benefícios dessa perfeição, mas podemos não querer pagar o preço necessário, principalmente quando esse preço é alto. É daí que muitas vezes surgem as inibições, os medos e algumas ansiedades.

Não são poucas as pessoas que se fecham ao mundo, às possibilidades por medo do que os outros podem pensar. “E se eu errar?”, “Se as pessoas descobrirem quem eu sou de verdade?” — Pensam. Sua autoimagem não permite mácula e o que poderia ser motivo de superação se torna prisão.

O pior de tudo isso é que como tudo na vida, esse comportamento repetido várias vezes vira um hábito e nos tornamos ótimos em fingir e até acreditamos nessa narrativa que insistimos em contar para nós mesmos e para o mundo. É como se nos enxergássemos por meio de uma lente que está embaçada.

Sua lente pode estar embaçada.

É preciso limpar essa lente para poder ser melhor para DEUS, para o outro e para nós mesmos. É preciso buscar sempre a verdade, mesmo que ela nos mostre que temos muito trabalho a fazer, que temos muitos defeitos a serem corrigidos. O primeiro passo para a mudança é saber que é preciso mudar, pois, “não é possível superar o que não se reconhece.”

É preciso ter a coragem de limpar a lente se queremos colher verdadeiramente os benefícios de uma vida pautada na retidão de consciência, na verdade. O parecer não lhe entregará o que você precisa.

Abra bem seus olhos! Enxergue que sua lente está embaçada e ouse limpá-la, mesmo que isso lhe doa. Não se acanhe com todo o trabalho que precisará realizar, pois, erra quem pensa não ter defeitos, porém erra mais ainda quem vive como se não os tivesse.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Oldest
Newest Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
O que achou do artigo? Adoraria saber sua opinião!x